O Projeto de Lei 30/2013, de autoria do deputado estadual, Dr. Basegio (PDT), foi aprovado por unanimidade, dos deputados presentes, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (16). A aprovação do parecer favorável do relator, deputado Ronaldo Santini (PTB), torna a proposta apta à apreciação em plenário.
Dr. Basegio encaminhou esse Projeto de Lei com o objetivo de valorizar Passo Fundo que é sede do Encontro de Bandoneón, que atrai pessoas de diversos locais do Brasil e países vizinhos. O evento já está consolidado em sua décima primeira edição. “Nós precisamos promover a cultura local de cada região. O Encontro de Bandoneón é uma realidade no município e com o reconhecimento oficial da atividade iremos estimular a música e o turismo da região”, explicou o deputado.
O deputado Santini, em seu parecer, ressaltou a importância de personalidades gaúchas relacionadas ao tradicionalismo bandeonista; citando nomes como Tio Mena Barreto, organizador do Encontro de Bandoneistas de Passo Fundo. O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina (gaita). Ele também é muito utilizado no tango argentino, sendo bandoneonista o executante do instrumento. O bandoneón foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band e criado para ser usado na música religiosa alemã. No Brasil, o bandoneón foi introduzido a partir de 1850, através do processo de imigração alemã e pomerana, onde foi incorporado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo.