Grupo Planalto de comunicação

Rio Grande do Sul deve colher safra recorde de grãos em 2013

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, revelou nesta quinta-feira (18) que o estado deve colher mais de 29 milhões de toneladas de grãos em 2013, uma das maiores safras dos últimos tempos. Três razões explicam o recorde da safra, segundo o secretário: clima, elevação dos preços e a relação entre a União e o governo estadual com os produtores gaúchos.

“Choveu muito bem, a conjuntura nacional e internacional elevou o preço das principais culturas agrícolas, e a relação entre os 

Com a safra recorde, a economia do estado deve ter um crescimento entre 6% e 7% neste ano, mais que o dobro do crescimento da economia brasileira. Os números finais da safra 2013 serão apresentados em março de 2014. A diferença entre a safra de 2012 para a deste ano está no preço dos grãos, enfatiza Mainardi.

“Em 2012 tivemos uma grande produção que se virou contra o produtor, principalmente a do arroz. A presença dos governos federal e estadual investindo R$ 1,2 bilhão para derrubar aquela realidade, vender o arroz e desafogar a situação, reverteu, estabilizou, e agora temos uma grande safra com preços acima de R$ 30 a saca para o produtor”.

Facebook
Twitter
WhatsApp