Aliadas aos conteúdos programáticos, visitas de dentistas ao Colégio Notre Dame reafirmaram, aos estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental I e do Nível I da Educação Infantil, a importância dos hábitos de higiene bucal para a saúde.
A fim de complementar os estudos sobre o Corpo Humano e os cuidados para a manutenção da saúde, a dentista especialista em atendimento infantil e professora universitária, Juliana Bervian, conversou com os estudantes do 2º Ano sobre os hábitos que garantem uma boa higiene e, consequentemente, previnem doenças. Além de alertar para o cuidado da saúde bucal, em sua palestra, realizada no auditório da instituição de ensino, a especialista também esclareceu aos estudantes o processo de troca de dentes até a constituição da arcada dentária definitiva, afinal, os estudantes de sete anos de idade já vivem esta etapa do desenvolvimento humano.
Já, os estudantes da Educação Infantil receberam, no espaço Teatro da Nova Brinquedoteca Notre Dame, as dentistas Letícia Stefennon, Márcia Melo e Renata Bortolon. O trio, equipado com fantoches e livro de pano que narra a história de “O Dente Feliz”, enfatizou os cuidados que se deve ter com a higiene bucal, desde a primeira infância. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, evitar o consumo de doces e consultar o dentista regularmente foram apenas algumas das indicações, que de forma lúdica, elas compartilharam. Além disso, os estudantes, com máscaras nos rostos, puderam brincar como “amigos do dente”, escovando-o da forma correta e assegurando a sua saúde. No Nível I da Educação Infantil, desenvolve-se o conteúdo programático “Identidade e Autonomia”, que visa o conhecimento do corpo e o cultivo de hábitos e atitudes de higiene fundamentais a manutenção da sua saúde. Por isso, questões como relacionadas à higiene e alimentação, por exemplo, são tratadas constantemente em projetos pedagógicos e no cotidiano da sala de aula.