Diante da mobilização nacional da categoria médica, novas ações estão sendo preparadas também em Passo Fundo. Em reunião na sede da AMEPLAN – Associação Médica do Planalto – representantes de entidades médicas definiram um calendário de ações até o final de julho.
No próximo dia 23 de julho não haverá atendimentos junto aos ambulatórios dos Hospitais São Vicente de Paulo e da Cidade. Neste dia serão distribuídos panfletos à população com as razões da paralisação.
Em 30 de julho, além de não atendimento, haverá ato público com médicos e residentes das 13 às 15 horas, junto a Praça Tamandaré. Serão expostas faixas e haverá distribuição de panfletos à população sobre as manifestações da categoria em favor da saúde pública.
Conforme o delegado do SIMERS, Carlos Antônio Madalosso, nos dois dias está sendo sugerido aos médicos que suspendam atendimentos e que seja mantido apenas as urgências emergências.
As entidades preparam, ainda, carta para ser enviada aos deputados federais do Rio Grande do Sul, sobre a realidade da saúde e a necessidade de melhorias urgentes em favor do atendimento de saúde da população.
A organização da mobilização em Passo Fundo está a cargo das entidades: AMEPLAN, SIMERS, CREMERS, AMRIGS, CEPROM, Faculdade de Medicina e Médicos Residentes dos Hospitais São Vicente e da Cidade.