Na última semana os comandantes do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul aprovaram por unanimidade um documento em que pedem a desvinculação da corporação da Brigada Militar. A pauta será entregue ao governador do estado.
Essa foi a temática do programa Frente a Frente da Rádio Planalto nesta segunda-feira.
Coronel Guido, comandante dos Bombeiros no estado, reforça que o debate vem há muitos anos e ganhou novos ares a partir da tragédia da Boate Kiss. (Áudio)
O comandante do CRPO Planalto, Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, considera que é importante o debate sobre o assunto. Mas vê que os Bombeiros estão recebendo benefícios, atualmente do trabalho conjunto com o comando da Brigada Militar, como a destinação de caminhões. (Áudio)
O comandante da Brigada Militar no estado, Coronel Fábio Duarte Fernandes, também se manifestou à Rádio Planalto, e reforçou que o mais importante não é a separação, mas sim a garantia de investimentos para os Bombeiros. (Áudio)
O governador Tarso Genro disse que pretende convocar para uma reunião o comandante dos Bombeiros. Adiantou que olvidará esforços para atendê-los e inclusive é favorável ao pagamento do piso nacional à categoria. Além disso, Tarso prometeu fazer concurso, com a destinação de mais homens para atuar no combate ao fogo e salvamento, que são realizados dos Bombeiros.