O governador Tarso Genro, apesar de ter confirmado ao reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, não compareceu na inauguração do Parque Científico e Tecnológico. Ele foi representando pelo Secretário de Ciência e Tecnologia Cleber Pradanow. Estiveram presentes também os deputados federais Beto Albuquerque e Henrique Fontana, e estadual Dr. Basegio e Altemir Torelli.
Conforme o reitor, o investimento coloca a UPF no contexto das grandes universidades brasileiras, uma vez que existem apenas 29 parques desse modelo no país. Beto, explicou que o pequeno e médio empresário que tenham ideia de desenvolver algum projeto que demande tecnologia poderão utilizar o parque. “Esses empreendedores que não têm condições de pagar uma empresa para fazer o estudo”, disse o deputado.
O prédio tem 600 m/2 e recebeu R$ 1,2 milhão de recursos. Outros R$ 3,5 milhões, fruto de emendas da bancada gaúcha, vieram do Ministério da Ciência e Tecnologia para a compra de equipamentos. O segundo pavimento do pólo, de 2000 m/2 já está em construção.