A Universidade de Passo Fundo (UPF) inaugurou na manhã de quarta-feira, 15, sua unidade experimental para teste de vacinas e estudos de infecções experimentais em suínos. Sob a coordenação de Rafael Frandoloso, professor de Imunologia, coordenação da divisão de pesquisa e professor do mestrado em Bioexperimentação da instituição, a nova unidade passa a fazer os testes das vacinas desenvolvidas por meio de convênio firmado entre a UPF, a University of Calgary, do Canadá e a Universidad de León, da Espanha.
Segundo o professor Rafael, os testes estão sendo realizados no combate à doença de Glasser, que causa problemas respiratórios, especialmente em suínos novos e mata até 48 horas depois que se instala nos animais. ele informa ainda que a doença de Glasser não é uma zoonose, ou seja, não passa do animal para os seres humanos. Agora, a luta é para que a vacina seja patenteada. Rafael diz que a vacina foi testada em grupos de 50 animais e que os resultados foram bastante satisfatórios.
O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, avalia que as parcerias com outras universidades para o desenvolvimento desse projeto fazem parte da inovação da UPF e diz que são projetos desse porte que dão o destaque à instituição ao longo de sua história. “A inauguração desse espaço físico vai dar o início a uma atividade que se revela promissora para a UPF, colocando-a em um patamar de inovação e desenvolvimento tecnológico sem igual”, completa.











