Grupo Planalto de comunicação

Seminário regional em Constantina lança Campanha para promover a saúde e qualidade de vida das mulheres

Mais de 800 pessoas participaram na última sexta-feira (24/01) do Seminário regional com o lançamento da Campanha educativa e preventiva ao câncer de mama e colo do útero. O evento aconteceu no CTG Taquaruçu, em Constantina, com o objetivo de promover ações imediatas na prevenção, conscientização, informação e sensibilização das mulheres em realizar os exames preventivos. Além disso, o evento serviu para explicar as ações que o governo federal está desenvolvendo, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), divulgando também, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde.

O Seminário envolveu outros cinco municípios de abrangência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina, como Liberato Salzano, Novo Xingu, Rondinha, Engenho Velho e São José das Missões. A temática envolvendo os direitos das mulheres foi tratada em um painel com participação do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, a representante da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, Márcia Herbertz, da representante da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iara Regina Stockmans, da coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), no Rio Grande do Sul, Cleonice Back e da gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Cláudia Zanatta Pedon.

Para a gerente, a participação da Emater/RS-Ascar é importante, pois a Instituição desenvolve ações buscando promover a participação produtiva e social da mulher. Além disso, a Emater/RS-Ascar é executora de diversas políticas públicas direcionadas também às mulheres. “Oportunidades como este Seminário servem também para integração, troca de experiências e conhecimentos, além de ser uma forma de aprendizagem importante para essas mulheres”, afirmou Ana.

O oncologista Nicolas Lazaretti palestrou sobre a prevenção do câncer, salientando a prática do autoexame e dos exames periódicos. O Seminário foi uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina, do Coletivo de Mulheres, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, com apoio da Emater/RS-Ascar na divulgação e mobilização das mulheres nos seis municípios envolvidos.

O projeto iniciou com o Seminário, lançando a Campanha de promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres e tem duração de dois anos. As atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses já estão programadas, como 50 reuniões informativas com profissionais da área da saúde, para trabalhar a promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, realização de um encontro para lançamento da Campanha sobre autoestima das mulheres que passaram por tratamento de câncer e lançamento da pesquisa das possíveis causas do câncer de mama e colo do útero. Para encerrar, será realizado um seminário, visando apresentar os dados coletados e as ações realizadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp