Grupo Planalto de comunicação

Agricultura familiar em destaque na 15ª Expodireto Cotrijal

Sucos, geleias, queijos, salames, erva-mate, licores, rapaduras e diversos outros produtos da agricultura familiar, incluindo artesanato, flores e folhagens, estão à espera dos visitantes da Expodireto Cotrijal 2014. Em seu sétimo ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar está com 150 estandes, 14 a mais do que o ano passado. Conforme o diretor do Departamento de Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e coordenador do Pavilhão, Ricardo Fritsch, a expectativa é de que as vendas aumentem em 20% em relação à 2013, quando o volume de negócios foi de R$650.725,48. 

A abertura oficial do Pavilhão aconteceu na tarde desta segunda-feira, com a presença do Governador Tarso Genro, do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Ivar Pavan, Deputado Estadual Edgar Pretto e representantes de diversos órgãos ligados diretamente à agricultura familiar.

Em seu discurso, o governador Tarso  parabenizou os agricultores pela organização e falou da força da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, lembrando que 2014 foi instituído pela ONU como o ano internacional da Agricultura Familiar. 

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/Sul) e Via Campesina. 

Ano Internacional da Agricultura Familiar

O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.  O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

O que é a Agricultura Familiar?
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.

Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp