Grupo Planalto de comunicação

Em cada oito pessoas, uma dorme com fome

Na tarde desta quarta-feira acontece no pavilhão central, na Expodireto Cotrijal, o V Seminário da Agroindústria Familiar. O evento reúne lideranças e agricultores para debater a agricultura familiar na atualidade.

Durante o debate, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, apresentou um dado de uma pesquisa realizada pela FAO,  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que aponta que, em cada oito pessoas, uma dorme com fome, devido à falta de alimento no mundo.

De acordo com Pavan, é neste contexto que a agricultura familiar aparece no cenário mundial, como uma ferramenta bastante forte para ajudar no combate a fome. “A agricultura familiar é símbolo do desenvolvimento econômico e social, e está diretamente ligada ao combate à fome do mundo”, disse o secretário.

O presidente da Fetag – Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul, Elton Weber, trouxe outro dado: cerca de 70% do alimento consumido no estado é proveniente da agricultura familiar. “As agroindústrias familiares vem ganhando cada vez mais destaque, e no Rio Grande do Sul é beneficiada com inúmeras políticas públicas. Isso gera desenvolvimento, não só econômico, mas também social, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias. É isso que nós precisamos ter como bandeira de luta: o incentivo à essa atividade que é uma ferramenta importantíssima para combater a forme no mundo”, destacou Weber.

Facebook
Twitter
WhatsApp