Dados comprovam cerca de 700 casas e estabelecimentos comerciais atingidos pelo tornado
No final da tarde de ontem, o Município de Tapejara determinou, através do Decreto nº 3998/14, Situação de Emergência que será encaminhada à Defesa Civil de Brasília juntamente com arquivos fotográficos que comprovam a destruição causada por um tornado que atingiu o município na manhã de sábado, dia 12, por volta das 05h15. O fenômeno, que durou cerca de cinco minutos, atingiu parte da área urbana, especificamente os bairros Treze de Maio, onde se encontram inseridos os loteamentos Real I, Real II e Condomínio São João Batista; São Paulo, onde estão inseridos os loteamentos Cohasa e Santa Paulina; parte do Centro da cidade e parte da área rural do município, especificamente na Localidade de Linha Marcolin
Engenheiros, arquitetos, topógrafos, técnicos e voluntários do Município ainda estão realizando o serviço de levantamento de dados, informações e cadastros sobre edificações e famílias atingidas pelo tornado. O serviço, que iniciou ainda na manhã de domingo, e que deve terminar amanhã, com número exatos, constatou mais de 700 propriedades particulares danificadas parcialmente e algumas destruídas totalmente, assim como, estabelecimentos comerciais e industriais, empresas prestadoras de serviços, órgãos públicos localizados no Bairro 13 de Maio, sendo a Escola Municipal Catarina Debastiani, que foi destruída parcialmente, e o Ginásio de Esportes com perda total, a Unidade Básica de Saúde do Bairro São Paulo e várias edificações públicas pertencentes à Secretaria Municipal de Obras e Viação, como a garagem, oficina, pavilhão e escritório.
O tornado também causou enormes danos ambientais provocando danificação nas árvores nativas folhosas, araucárias e árvores exóticas, causando queda das mesmas e danificando na íntegra suas copadas. O forte desastre também causou danos na rede de água do município, bem como na rede elétrica e na iluminação pública, com expressivas perdas.
“Ainda estamos chocados com tudo o que aconteceu, mas graças a Deus ninguém se machucou e, com ajuda mútua, iremos reconstruir e refazer o que precisar. Já agradeço todas as pessoas e entidades de Tapejara, da região e de todo o Brasil que estão se solidarizando conosco, fazendo doações”, destacou o prefeito de Tapejara Seger Luiz Menegaz.