Poucos são os municípios que não possuem uma capela em homenagem à Santo Antônio, um dos santos mais conhecidos entre os católicos. Ele nasceu em 1191, e é considerado um dos maiores teólogos que a Igreja já teve.
Santo Antônio também é considerado o “casamenteiro. Existe uma explicação: uma jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira. Sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval.
O Frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar. Esse fato fez com que percorresse pelo mundo inteiro a ideia de que Santo Antônio “arranjava” casamentos.
Em Passo Fundo, a Matriz Santo Antônio do bairro Petrópolis e a Capela Santo Antônio da Vila Ricci preparam festas em honra ao Padroeiro. Ambas acontecem no próximo domingo, 15. Na matriz, a programação começa às 9h30, com carreata.
Oração à Santo Antônio
Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Santo Antonio, rogai por nós.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)











