A professora Helenir Oliveira, da escola Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, foi eleita em primeiro turno para comandar o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). De oposição à atual gestão do sindicato, a representante da chapa 2 recebeu 38,3% dos votos válidos, somando mais de 13 mil. O resultado foi divulgado na tarde de sexta-feira (13).
Em entrevista à rádio planalto, a professora Helenir disse que sua gestão vai ser baseada no dialogo entre a classe. “Temos a convicção de que a primeira responsabilidade da direção de uma entidade é representar a sua classe. É abrir canais de negociações, de dialogo, e construir a negociação em conjunto com a categoria. Se a categoria achar que tem que apresentar contra proposta, é isso que a direção deve fazer. Enfim, fazer o que o Cpers fez durante 63 anos, e nos últimos seis anos deixou de fazer”, destacou Helenir.
A eleição ocorreu nos dias 10 e 12 de junho. Estavam aptos a votar 81.519 professores dos 42 núcleos de diferentes regiões do estado, mas participaram do processo eleitoral cerca de 35 mil professores.
Em Passo Fundo foi eleito com 35% dos votos o representante da chapa 1 “Sou Mais Cpers”, professor Orlando Marcelino. Cerca de 3 mil e 500 professores e funcionários de escola estavam aptos a votar, mas apenas 1300 compareceram as urnas.
Em entrevista à Rádio Planalto, o professor Orlando disse que sua gestão vai lutar pelos interesses dos professores, independente do partido que estiver no governo. ” Estamos aqui para mais uma jornada, para colocar a nossa tarefa histórica enquanto categoria e fazer uma luta dentro do sindicato, independente dos governos e dos partidos, levando os anseios da categoria para conquistar direitos, salários e uma vida melhor para os professores”, relatou o professor.











