Grupo Planalto de comunicação

Primeira edição da Semana Antidrogas acontece de 23 a 27 de junho em Passo Fundo

Organizada pelo Comitê de Vereadores e Entidades de Prevenção e Combate ao Crack, em parceria com o Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD), a 1ª Semana Antidrogas vai acontecer em Passo Fundo na semana que vem, entre os dias 23 e 27.

Conforme o vereador Sidnei Ávila, presidente do Comitê e organizador da Semana, o principal objetivo da atividade é desenvolver a cultura da prevenção. “Todos sabem que é muito mais fácil prevenir do que recuperar uma pessoa que já é usuária de drogas. Vamos realizar esse trabalho especialmente nas escolas, com os adolescentes e jovens, onde infelizmente está o maior índice de possíveis usuários”, relata.

O vereador ainda apresenta dados que são alarmantes. O Brasil já ultrapassou o número de 500 mil presos, e 80% da população carcerária está na prisão devido a envolvimento com drogas. Ainda, 80% desses presos são jovens com menos de 35 anos. “O custo de um presidiário para os cofres públicos chega a R$ 3 mil mensais. Vezes 500 mil, que é a população carcerária, dá um valor exorbitante, que poderia ser investido em outras áreas, como saúde e educação, e é por isso que a prevenção é tão importante”, destaca Ávila.

Parceiro na promoção da Semana Antidrogas, Selmir Fagundes, presidente COMAD, e também especialista em Prevenção da Recaída e Pós- graduando em Psicanalise Humanista, destaca a importância da prevenção e dos grupos de apoio aos usuários que estão em tratamento. “A prevenção é essencial, mas quando a pessoa já é usuária, o índice de recuperação é muito maior quando a família também passa por um tratamento. Porque aí quando o usuário, depois de ficar nas casas de recuperação, volta para sua casa, é acolhido em um clima muito melhor e preparado para aquela situação”, afirma Fagundes.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas aponta que o Rio Grande do Sul como o quarto estado do país que mais sobre influência das drogas. Conforme Sidnei Ávila, esse dado mostra a importância de se trabalhar a prevenção e também de haver entidades envolvidas com a causa no município. “Hoje, além do Comitê, temos também o COMAD, que é outra entidade envolvida com a causa e que também luta por mais vagas para atendimento de dependentes químicos”, destaca.

Passo Fundo conta atualmente com 97 vagas para atendimento dos dependentes, sendo 75 delas em convênio com o Governo Federal, e 22 com o Governo Municipal.

Confira onde serão as atividades da 1º Semana Antidrogas

23/06 – Escola Arco Verde/ Petrópolis –  8h às 11h40

24/06 – Escola EENAV/Centro – 8h às 11h40 / 17h15 às 22h

25/06 – Escola CAIC/ Sechi/Boqueirão – 13h30 às 17h

26/06 –  Escola Lucile Fragoso /Vera Cruz – 13h30 às 17h / 19h30 às 22h

27/06 – 3º RPMon/ São Cristóvão – 13h30 às 17h

Facebook
Twitter
WhatsApp