As mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no Brasil. A cada ano, o perfil do empreendedor brasileiro se torna mais feminino e mais escolarizado, segundo dados revelados pelo Sebrae.
Os negócios surgem por necessidades ou oportunidades.
No Brasil 71% dos pequenos negócios são abertos por oportunidades. Segundo dados do Sebrae o perfil do empreendedor brasileiro é hoje mais escolarizado e também mais jovem na faixa de 18 e 34 anos.
As mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no país mesmo em um cenário praticamente de pleno emprego, em todas as regiões do país, a maioria das mulheres que conduzem suas próprias empresas é movida pela oportunidade e não pela falta de alternativas.
Foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo, desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até os que já se estabeleceram no mercado.
O entrave é que no Brasil, são necessários 13 procedimentos para o efetivo registro e licenciamento da empresa, contra cinco procedimentos realizados pelos países da OCDE. Esse excesso de burocratização, aliado com os custos elevados, tempo despendido, entre outros fatores, representa os maiores obstáculos para a formalização de empreendimentos no Brasil.
Mulheres empreendedoras:
66% abrem uma empresa após identificar uma oportunidade
57% estão nas regiões Sul e Norte
52% dos novos empreededores são mulheres
99% das empresas brasileiras são formadas por MEIs (Micro-empreendedor individual) e MPEs (Micro e pequenas empresas)
As mulheres estão investindo em qualificação, buscam acesso às informações, não permitem amadorismo.
Fonte: Sebrae/NA











