Na do último sábado, 28, foi realizada uma reunião com representantes do Governo do Estado, Defesa Civil do Rio Grande do Sul e prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias, no norte e noroeste do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito municipal de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, que disponibilizou o espaço para discutir ações que serão realizadas com o apoio do Governo do Estado e Defesa Civil.
Na ocasião, estavam presentes 46 prefeitos dos municípios atingidos. De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Oscar Luis Moiano, não foi registrado nenhum número de vítimas fatais, sendo este resultado fruto de um trabalho preventivo que é realizado ao longo dos anos no Estado, possibilitando que a resposta seja imediata e a retirada dos moradores segura. “Neste momento nem avaliamos os danos que nós tivemos nos municípios, isso é a sequencia, nosso foco no momento é o atendimento as pessoas que precisam ser deslocadas, abrigando-as de maneira digna, acolhedora e segura.”, afirma ele.
O prefeito municipal de Frederico Westphalen disse que este é um momento de solidariedade. “Devemos colaborar, pois a situação não é boa para nenhum dos municípios atingidos. Frederico Westphalen será a sede, uma central de referência para doações, que serão encaminhadas para todos os municípios atingidos, de acordo com as solicitações na Defesa Civil.”, explica o prefeito
Em reunião realizada na noite de sábado, 28, o 27º Grupo de Artilharia de Campanha, de Ijuí, comunicou que vai disponibilizar 60 homens para ajudar na operação em Frederico Westphalen.
Situação atual
No momento são 54 municípios atingidos, sendo 2.395 pessoas desabrigadas e 4.371 pessoas desalojadas no Estado. Somente no município de Iraí são 1.300 pessoas, que foram retiradas de suas residências por estar em situação de risco ou por ter suas casas invadidas pela água. O secretário do gabinete dos prefeitos, Jorge Branco, explicou que o próximo passo é realizar uma reunião no Palácio Piratini, na manhã de quarta-feira, pois a situação está sendo tratada como prioridade. No dia 2, representantes do governo e das prefeituras irão até Brasília para uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para acelerar a busca de apoio junto ao Governo Federal.











