Grupo Planalto de comunicação

Passo-fundense que esteve no Maracanã na final de 1950 concede entrevista à Rádio Planalto

O programa Alessandra Zanatta recebeu nesta quinta-feira, 03, a presença do advogado, empresário e farmacêutico Paulo Giongo, para falar sobre a grande decisão da Copa do Mundo de 1960.

O passo-fundense contou as curiosidades da final Brasil x Uruguai. Giongo recordou que esteve presente na decisão, confiante na conquista do primeiro título brasileiro. Ninguém esperava a derrota para os vizinhos sul-americanos, que acabaram vencendo de virada por 2×1.  O Brasil atuava com a vantagem do empate.

Paulo Giongo relatou que naquela oportunidade foi feita uma lotação de Passo Fundo para acompanhar a decisão no Rio de Janeiro, saindo na sexta-feira, dois dias antes.  Com a derrota, todos deixaram o Maracanã incrédulos.  A saída silenciosa marcou para sempre uma geração. 

Mesmo com a derrota, ele não culpa o goleiro Barbosa, que por muito tempo foi criticado pelos torcedores.  Segundo o experiente torcedor, o arqueiro fez o possível se jogando no canto, tentando conter o chute do atacante Gighia. Infelizmente, a bola entrou bem no canto esquerdo.

Em 1958 foi iniciada a trajetória de títulos do Brasil, com festa em Passo Fundo marcada por várias colisões de veículos.  Todos os motoristas resolveram sair às ruas para soltar o grito de “é campeão”.  O mesmo que é esperado novamente em 2014, com o hexacampeonato.

—–
Na foto, Paulo Giongo ao lado de Alessandra Zanatta, Luiz Carlos Carvalho e Ari Machado.

Facebook
Twitter
WhatsApp