Grupo Planalto de comunicação

Símbolos da Juventude chegam à Paróquia do Bairro Petrópolis

Vindos  da  paróquia  vizinha  do  Bairro  São  José,  os  símbolos  da  JMJ chegaram à paróquia Santo Antônio do bairro Petrópolis, na missa da manhã de domingo,  20 de julho.  A comunidade aguardava na frente da Igreja,  com muita  alegria e expectativa.  Durante a celebração aspessoas  puderam tocar  na  cruz,  amarrar  as  suas  fitinhas  e  fazer  os  seus pedidos e agradecimentos.

O jovem Igor Pereira, que esteve no Rio de Janeiro participando da JMJ, falou da experiência que viveu naquela oportunidade aos presentes. Segundo o pároco, padre Ladir Casagrande a cruz mede 3,8 metros de altura  e  foi  colocada junto  ao  altar  principal  da  Basílica  de  São  Pedro,  em Roma, no Ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984),quando foram comemorados os 1950 anos da morte de Jesus Cristo.

 No final daquele Ano Santo, depois de fechar a porta da Basílica, o papa João Paulo Ihe deu  essa cruz  como  símbolo  do  amor  de  Cristo  pela  humanidade.  Quem recebeu esta cruz em nome de toda a juventude e de toda a humanidade foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.

Desde  1985,  a  cruz  já  esteve  presente  em vários  países  onde  foramrealizadas a Jornadas Mundial da Juventude. Em 2003, o papa deu aos jovensoutro símbolo, o Ícone de Nossa Senhora (Um quadro com a imagem de Maria),que é cópia daquele que foi encontrado nas escavações da Basílica de SantaMaria Maior, em Romma. O Santo Padre disse: “Hoje eu confio a vocês o Ícone deMaria.  De  Agora  em  diante  ele  vai  acompanhar  as  jornadas  Mundiais  daJuventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! ele será um sinal dapresença materna de Maria próxima aos jovens, que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

Nesta quarta-feira, 23 de julho, data que marca um ano da abertura Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, a Paróquia Santo Antônio promove um encontro de formação com todas as lideranças e famílias da comunidade, assessorado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo. O evento será realizado na Igreja Matriz, no Bairro Petrópolis, a partir das 19 horas.

Facebook
Twitter
WhatsApp