O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, iniciou, em tempo integral, nesta terça-feira, 29 de julho, as atividades da nova Lavanderia, localizada no Centro de Apoio II (Rua General Osório, 3, bairro Berthier). A Licença de Operação, concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) na sexta-feira, 25 de julho, permite o funcionamento da lavanderia para o processamento de roupas e artefatos hospitalares. Aproximadamente 7 mil quilos de roupas serão processados por dia. A Lavanderia alia tecnologia e sustentabilidade e traz benefícios para o hospital e meio ambiente.
Em uma área de 32.000m², o empreendimento conta com 3.099,95 m² de área construída, cercada por ampla área verde, recuperação de APP (Área de Preservação Permanente), com plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão. Com o foco na preservação e sustentabilidade, serão tratados 100% dos efluentes líquidos, visto que, o projeto prevê o reuso de 50% destes nos processos da lavanderia. Outra novidade é a captação da água pluvial, utilizando esse recurso para minimizar a adução de água natural.
O gerente financeiro do HSVP, Deonir De Marco, reitera a importância do empreendimento para a instituição, salientando as melhorias que a nova Lavanderia traz para o hospital.
Ainda, segundo Deonir, a nova lavanderia funcionará 15 horas e vai processar a mesma quantidade roupas que na antiga lavanderia era processada em 24 horas.