Protocolado na última segunda-feira (28/07), e de autoria do vereador Alberi Grando (PDT), o projeto de Lei que pretende padronizar as paradas de ônibus em Passo Fundo.
A proposta busca garantir requisitos como local adequado para cadeirantes, acessibilidade pautada em normas técnicas vigentes, e proteção contra chuva e intemperes do tempo. Com dimensões e formatos diferentes aos adotados atualmente, o novo modelo de parada, deverá ser fechada nas laterais com material transparente e no fundo com chapas de aço galvanizados. Outra mudança é encontrada na altura da cobertura, que pretende atingir o mais próximo possível a altura dos coletivos urbanos, sendo estendida até o meio fio, sempre respeitando o passeio dos pedestres.
Além da estrutura física, os equipamentos garantirão maior conforto com a instalação de assentos adequados e lixeiras. Para o vereador proponente, Passo Fundo está atrasado em relação a essa questão. “Temos o conhecimentos de outros municípios, inclusive gaúchos, que já possuem essa matéria aprovada, como o caso de Santa Rosa”, explica e completa “o projeto criará somente critérios para futuras licitações desses equipamentos e não terá efeito sobre os equipamentos já instalados. A ideia é realizar essa mudança de forma gradual, e sem gerar ônus ao município, uma vez que se isso ocorresse, o projeto seria apontado com vicio de origem, não teria êxito”, finaliza Grando.