Grupo Planalto de comunicação

Situação da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho, é crítica

Centenas de veículos passam diariamente pela BR-285 em Passo Fundo e nos últimos meses os motoristas convivem com uma situação delicada. A precariedade na manutenção da estrada resulta em enormes buracos e rachaduras no asfalto, obrigando os condutores a desviar perigosamente ou até mesmo entrar dentro das “panelas”.

Um dos pontos mais críticos é o trevo entre a BR-285 e ERS-324, que liga Passo Fundo aos municípios de Carazinho e Pontão. O estado da via é assustador pois os buracos são enormes e isso dificulta o acesso principalmente para os veículos de grande porte, que não têm como escapar das crateras da pista. O comerciante Paulo Grando, que convive todos os dias com os reflexos negativos que os buracos trazem para a região, afirma que além de perigosa, a situação da estrada ocasiona grandes prejuízos aos motoristas, que gastam muito com a manutenção de seus carros e caminhões.

“As empresas investem bastante dinheiro em cada carreta que vai para a estrada e com uma situação assim, acabam tendo que investir além do programado, pois cada vez que um caminhão cai num buraco desses pode furar um pneu, estourar uma mola, e por aí vai. E o governo que já arrecada um monte para executar essas obras, fica dando risada da cara da gente e não faz nada”.

Outro contratempo é a queda no movimento nas áreas próximas ao trevo. Muitas transportadoras já não encaminham mais seus motoristas para essa região como forma de fugir das complicações na estrada e isso faz com que menos pessoas utilizem o comércio local, enfraquecendo-o. Segundo o empresário Francisco Reis, proprietário de um posto de gasolina às margens da BR-285, é considerável a diminuição de clientela em seu estabelecimento. “Desde que a situação do trevo e da estrada como um todo está crítica assim, nós já tivemos uma queda de 15% do nosso fluxo de vendas. Eu acredito que se a coisa continuar assim, em breve esse número pode passar para 30% ou mais”, completa.

Facebook
Twitter
WhatsApp