O superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, revelou que a presença de álcool etílico no leite foi detectada ainda no caminhão, antes de ser descarregado na cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa.
Segundo o representante do órgão, os responsáveis pela fiscalização sabem toda a rota feita pelo veículo antes de chegar à indústria e que o ministério público pode descobrir com a investigação quem fez a adição do produto.
O representante do Ministério da Agricultura evitou falar em culpa. Ele aguarda pelas análises completa do produto e da investigação do MP para ter certeza que o leite foi misturado pelo produtor ou pela empresa que transporta o laticínio.
A cooperativa piá desliga transportador: de acordo com o diretor Jeferson Adonias Smaniotto, a cooperativa tomou medidas preventivas. Além da retirada de produtos do mercado, foram feitos exames na Univates e no Alac, ambos laboratórios credenciados pelo Ministério. Além disso, a cooperativa afastou o transportador e os agricultores que possam estar envolvidos na fraude.