Grupo Planalto de comunicação

Campanha alerta para a importância do aleitamento materno

Chamar a atenção para as vantagens da amamentação e os problemas ainda enfrentados pelas mulheres para alimentar os recém-nascidos através dessa forma natural são metas da Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1º a 7 de agosto.

Pesquisa realizada no Brasil, pelo Ministério da Saúde, aponta que apenas 41% das crianças menores de seis meses recebem alimentação exclusiva por aleitamento. Nesse sentido, a nutricionista do Hospital São Vicente de Paulo, Fabiana Guedes faz um alerta às mulheres que estão amamentando. “O leite materno é a melhor fonte de alimento para o desenvolvimento da criança”, destaca.

A nutricionista também apresenta outras informações que comprovam a importância da amamentação tanto para a criança como para a mamãe. “Em sua composição nutricional, o leite materno possui mais de 250 sustâncias, que favorecem a saúde do bebê, além de ser rico em proteínas que é facilmente digerido pela criança. Possui densidade energética adequada, que contribui para o ganho de peso e crescimento”, pontua Fabiana.

Entre as inúmeras vantagens, a nutricionista ainda cita a proteção contra doenças infecciosas e a desnutrição. “Os anticorpos repassados pela mãe no ato da amamentação favorecem a proteção contra doenças infecciosas e a desnutrição”, observa.

Facebook
Twitter
WhatsApp