Grupo Planalto de comunicação

Grupos tradicionalistas devem estar atualizados

Passada a fase Inter Regional de Ijuí, que classificou oito concorrentes em cada modalidade artística pra as finais do Enart, a realizar-se em Santa Cruz do Sul, dias 14, 15 e 16 de novembro, é o momento de avaliar o trabalho executado e projetar a temporada 2014/2015.

Para a coordenadora da 7ª Região, Gilda Galeazzi, os responsáveis pelos grupos artísticos, como instrutores, posteiros, coordenadores e patrões das entidades, assim como os responsáveis pelos departamentos artísticos, devem estar atualizados e cientes das novas regras do MTG, a fim de não prejudicarem o trabalho de um ano. “Isso porque algumas entidades e, infelizmente, uma da nossa região, falhou ao permitir o ingresso de mais dançarinos no palco que o permitido pelo regulamento, mesmo que por alguns segundos, ocasionando a sua desclassificação”, explica.

Foi o caso do Departamento Tradicionalista Industrial, nas Danças Tradicionais Força B. Outros grupos da Sétima RT não classificaram entre os oito, incluindo aí o CTG Felipe Portinho, O DT Juvenil, o CGT Galpão Amigo, CTG Unidos pela Tradição Riograndense e o CTG Laço da Amizade. No sábado, em Ijuí, correu a notícia de que o CTG Felipe Portinho havia sido desclassificado, mas as planilhas entregues mostram que na realidade o grupo não atingiu a pontuação necessária para classificar. “Faremos uma avaliação individual com os concorrentes classificados para obter melhores resultados na final”, disse Gilda Galeazzi.

Na Força A o GTF Guapos da Agronomia e o CTG Lalau Miranda (classificado em primeiro lugar e consequentemente cabeça-de-chave em Santa Cruz) estarão nas finais do Enart, juntamente com concorrentes de várias modalidades individuais.

Semana Farroupilha

A Coordenadora da 7ª RT convida a população em geral para a participação nos centros de tradições, durante o período da Semana Farroupilha e também nos desfiles da Mostra da Cultura Gaúcha, dia 14 de setembro, e do Desfile Farroupilha, no dia 20. Lembra que cidades como Porto Alegre e Santa Maria não realizarão desfiles e, por isso, devemos valorizar o esforço das entidades participantes. Também destaca o esforço do poder público municipal em repassar antecipadamente as verbas para as entidades participantes da Mostra, qualificando ainda mais o evento.

Texto: Dilerman Zanchet

Facebook
Twitter
WhatsApp