A doação de órgãos é um gesto solidário, de amor e que promove um grande elo pela vida. Esperança para muitas pessoas, o ato da doação ainda representa um tabu para outras. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, os dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Organização de Procura de Órgãos (OPO-4 RS) mostram a diminuição do número de doações e o aumento da negativa familiar à doação. No ano de 2013, o HSVP registrou a doação de 80 córneas, sete fígados, 16 rins e 40 doadores de tecidos musculoesqueléticos. Até julho de 2014 os números apontam uma queda, já que foram contabilizados, 13 córneas, 14 rins, quatro fígados e 10 doadores de tecido musculoesqueléticos. Sabendo da importância do crescimento deste número, o HSVP realiza em caráter permanente a campanha Doe Órgãos: uma corrente pela vida, e desde o ano passado, promove a Caminhada Viva a Vida, que tem por objetivo discutir, esclarecer e apoiar a causa da doação. Com estas metas, o HSVP convida à todos para a 2ª Caminhada Viva a Vida, que será realizada no dia 28 de setembro (domingo). O evento é alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.
Segundo as equipes da OPO-4RS e CIHDOTT do HSVP, um dos principais motivos da diminuição do número de doações são as negativas familiares. Portanto, a vontade de ser doador deve ser transmitida aos familiares, já que são estes que poderão autorizar ou não o ato da doação, sendo assim fundamental que o assunto seja abordado entre as famílias e a comunidade. “As pessoas precisam ter conhecimento de que o diagnóstico de morte encefálica é um quadro irreversível, uma dúvida frequente em relação à doação. Os protocolos e exames para este diagnóstico são bem estabelecidos e seguros. Precisamos levar essas informações à sociedade, para que as pessoas compreendam o processo da doação e a importância de um transplante para quem precisa”, salientam as equipe de captação.
Se de um lado diminuem as doações, de outro aumentam as filas de espera por um transplante. Conforme a OPO4-RS e a CIHDOTT do HSVP, em Passo Fundo, há 18 pessoas a espera por um transplante de fígado, 70 por um transplante de rim, seis por um transplante de córnea e muitas famílias envolvidas na angústia da espera. “Em relação ao número de transplantes, no ano de 2013 tivemos 51 de córnea, 11 de fígado, 4 de rim e 993 de tecido musculoesquelético, utilizado nas áreas de odontologia e ortopedia. Neste ano, até julho foram 37 de córnea, sete de fígado, sete de rim e 285 de tecido musculoesquelético. Ao recebermos um sim da família que autoriza a doação, salvamos vidas de pessoas que sofrem a angústia da espera por um órgão”.
Participe da 2ª Caminhada Viva a Vida!
Com mais de 900 participantes em sua primeira edição, neste ano o HSVP quer ampliar o público participantes na 2ª Caminhada Viva a Vida. A essência do evento é engajar a comunidade na campanha da doação de órgãos. As inscrições para a caminhada são gratuitas e já podem ser feitas nas portarias do HSVP. Os primeiros 1.000 inscritos ganham camiseta e boné, que serão entregues no dia do evento.
A caminhada inicia às 14h, com saída na Avenida Sete de Setembro, nº 166 (em frente a Mega Tintas), seguindo até o Parque da Gare, onde os participantes terão disponível atrações, como mateada coordenada pela Escola do Chimarrão, Feira de Saúde, brinquedos para crianças. Traga sua família e amigos e venha compartilhar a ideia da doação de órgãos. Mais informações podem ser obtidas nos fones (54) 3316-4044 e 3316-4079.