Grupo Planalto de comunicação

Projeto Bombeiros Mirins comemora dez anos

Ele pode mudar a vida de vocês também”. É com a propriedade de quem experimentou essa transformação que Fernando Vargas aconselha os sessenta adolescentes que, hoje, são Bombeiros Mirins. “Minha profissão, minhas relações, minhas oportunidades, minhas perspectivas tiveram início em 04 de setembro de 2004”. Há dez anos, quando o Programa de Assistência Social começou a oferecer oficinas formativas e profissionalizantes, em turno inverso ao escolar, para garotos em situação de vulnerabilidade social, as histórias de Fernando e do Bombeiro Mirim se cruzaram. A relação profunda foi recordada com emoção pelo jovem, durante a manhã do domingo (14), quando foi realizado o Dia do Reencontro entre as gerações de Bombeiros Mirins, na sede do Programa.

Ao todo, como calcula a Coordenadora das Entidades Sociais Notre Dame, Ir. Silvania Ioner, 500 adolescentes fazem parte dessa década marcada pelo vislumbre de novas perspectivas. “A história que comemoramos é a das oportunidades: sejam elas as já aproveitadas pelos jovens que tiveram suas vidas modificadas e as que vocês têm para fazer o mesmo”, garantiu Ir. Maria Helena Rovani, Ecônoma da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, uma das entidades que mantém o Programa Assistencial.

Essa transformação decorre, de acordo com o Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social – outra das instituições mantenedoras – Saul Spinelli, dos valores aprendidos e partilhados, nos encontros diários. “Vocês estão aqui por um momento, mas levarão para toda a vida o que de mais valioso aprendem aqui: a cidadania, a solidariedade, a valorização da família, o comprometimento, a fraternidade e o amor”, comenta.

Spinelli ainda afirma que, acima da aprendizagem de música, marcenaria e técnicas artesanais, informática e jardinagem, os valores são a força-motriz da modificação social, pois são eles o que mais falta no mundo. Porém, a técnica não é menosprezada, já que são elas que asseguram oportunidades profissionais, garante o Sargento do 7º Comando Regional dos Bombeiros, Rudinei da Silva, a terceira entidade que mantém o Programa Bombeiro Mirim.

Cada uma das técnicas desenvolvidas, atualmente, foi apresentada aos familiares dos atendidos, em outras das atividades comemorativas. Enquanto, na Celebração com as Famílias, realizada na quinta-feira (11), também na sede do Programa, o aprendizado adquiro nas oficinas foram exemplificados pelos adolescentes, as habilidades de resgate e de combate a incêndio foram exercitadas durante o III Bombeiro Mirim de Ferro. A competição entre equipes de assistidos, meninos com idade entre 12 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social – selecionados a partir de avaliação feita por assistentes sociais – aconteceu durante a tarde de sábado (13), no estacionamento do Bourbon Shopping. Além de prestigiar a gincana, a comunidade que foi ao local, foi informada sobre a prevenção a acidentes com fogo.

Facebook
Twitter
WhatsApp