Grupo Planalto de comunicação

Relação dentista e paciente é tema de livro

Dizem que ver a vida com bom humor faz toda diferença, mas será possível achar graça até de uma visita ao dentista?!Se depender de Orlando Trage, você nunca mais vai ver um consultório com os mesmos olhos.

Dentista há mais de trinta anos e residente de uma pequena cidade do interior chamada Alegria, ele reuniu histórias divertidas, esquisitas e muitas vezes inacreditáveis sobre o tema, inspiradas em situações e pacientes com quem cruzou durante o exercício da profissão.

Assim nasceu “O dentista de Alegria”, lançamento da Aldeia Sul Editora que não poderia ter outro nome, já que condensa o espírito da obra e ainda homenageia o lar do autor.

Como lembra a psicóloga Maristela Piva na apresentação do livro, muitos costumam relacionar a uma visita ao dentista sensações como medo, desconforto e sofrimento. “Se pensarmos que o medo de ir ao dentista parece ser universal, poder tomar contato com uma obra que faz chiste com as histórias de atendimento odontológico parece ser um prato cheio para exorcizar nossos monstros”.

 E como Orlando faz isso? Com crônicas hilárias sobre gêmeos que se revezam usando uma só dentadura, uma esposa que usa a desculpa de ir ao dentista para pular a cerca, o assédio de uma vovozinha apaixonada, um gato que rouba dentaduras… Tudo com muito bom humor, ironia e criatividade, ainda que com visível base na realidade.

Além das crônicas, o livro traz uma série de curiosidades sobre a história da odontologia, uma seção chamada “pérolas dos pacientes” – afinal quem nunca deu uma desculpa esfarrapada para faltar a uma consulta? – e as divertidas ilustrações dos artistas Valdir Hofmeister e Eveline Marx Filipin.

 Com um projeto gráfico descontraído que facilita a leitura, a obra desperta curiosidade desde a capa, já que teve seu título escrito com creme dental, contrastando os tons de cinza típicos de um consultório com as cores vibrantes que remetem à alegria de seu conteúdo.

“O dentista de Alegria” tem lançamento no dia 20 de setembro, com sessão de autógrafos do autor Orlando Trage a partir das 17h, no auditório da sede da APAE (rua São Nicolau, 27), no município de Alegria.

Facebook
Twitter
WhatsApp