Olá, amigos internautas, ligados na Rádio Planalto!
Ainda existe a possibilidade de a equipe de futsal de Passo Fundo (Sest Senat/Grupo Floss) ser incluída na Série Prata de 2015. Sabe-se que tudo vai depender da desistência de uma outra agremiação. O regulamento previa duas agremiações contempladas com as vagas para a Série Prata, entretanto, em meio à competição se cogitava pelos bastidores que novas oportunidades seriam oferecidas.
Na última semana, a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (se mantém o nome antigo da modalidade, embora se fale atualmente em futsal) reuniu os representantes das quatro equipes semifinalistas e anunciou que todas estavam classificadas – Guarany, União, Abelc e Juventude. A reta final seria simplesmente o complemento, para a disputa do título, pois o mais importante, que era subir, todas conseguiram. Além disso, foi ainda anunciada que a quinta colocada também seria promovida, no caso o Tupan.
Com isso, dirigentes das primeiras colocadas afirmam que em Tupanciretã o ginásio não oferece as condições adequadas e teria que ser construído um novo para a Série Prata. Até ressaltaram que Passo Fundo deveria ter sido chamada para ocupar a vaga. É uma possibilidade que se cogita. Entretanto, no primeiro momento há que se respeitar o Tupan. Caso não tenha as condições ou opte por seguir na Bronze, a agremiação da capital do Planalto Médio poderá ser chamada, o mesmo caso em relação à desistência de alguma outra.
Se há algo a lamentar, é o fato de que vieram duas derrotas nas oitavas de final, por ter enfrentado o excelente time do Guarany. Se houve vitória em um dos dois jogos, a quinta vaga seria da Sest Senat/Grupo Floss, do projeto Passo Fundo Futsal.
Também foi prejudicada, evidentemente, pela questão de formulismo, com mudança da regra em meio à disputa, com os cruzamentos sendo definidos pelos cruzamentos. Aí vai, sobretudo, uma crítica à competição. Se a equipe passo-fundense foi a campeã em sua chave ao longo de duas fases, como ela não figura entre as cinco melhores? Questão de formulismo. As regras não podem mudar com o jogo em andamento. Por isso, a Federação Gaúcha de Futebol de Salão tem sido cobrada nas redes sociais, pois alterações também ocorreram até mesmo na Série Ouro.
Quanto à possibilidade de vaga para Passo Fundo na Série Prata a esperança vai continuar. Seria um prêmio pelo trabalho desenvolvido. Mas, aconteça o que acontecer, a campanha de 2014 merece sempre os elogios. Foi apenas o primeiro passo de um projeto para revitalizar o futsal de Passo Fundo. Tão bom que colhe os parabéns dos próprios adversários, que gostariam de contar com a sua companhia na Série Prata.
Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!!!