Grupo Planalto de comunicação

Moradores do bairro Santa Rita sofrem com falta de canalização adequada

Na manhã desta quinta-feira, 23, a equipe da Planalto AM esteve no bairro Santa Rita atendendo ao chamado de moradores que convivem com um problema de escoamento de água há anos no local.

O sistema de canalização pluvial e de esgoto das ruas José Pinto Demaman e Jovina Martins não estão em condições adequadas de uso, e em dias de chuva as águas escorrem em grande volume de uma rua para a outra pelos terrenos dos moradores. Além da sujeira e lixo que a água carrega junto, os terrenos já estão cedendo e os moradores não podem construir nada onde passa a enxurrada pois a estrutura pode vir a desmoronar. “A gente queria construir uma garagem aqui em casa mas não tem como desse jeito. E tem uma boca-de-lobo totalmente mal feita na frente aqui da minha casa e a gente se disponibilizou a arrumar direitinho e colocar uma tubulação nova pra poder construir com segurança e os vizinhos também poderem lidar em suas casas, mas a prefeitura diz que se os moradores mexerem na via pública terão de pagar multa e os materiais utilizados serão arrancados”, desabafou a moradora Cristiane Suzin.

Além da péssima instalação comprometer o escoamento de água das chuvas, o sistema de canalização termina despejando todo o esgoto em meio a mata nativa e caindo em um arroio que passa pelo bairro. “Quando chove nós temos que fazer uma correria danada para abrir valetas e controlar que a água não entre pra dentro de casa. E quando o tempo melhora e vem o sol com o calor, aí nós temos que conviver com o cheiro podre que vem do esgoto a céu aberto que cai desses canos ali na divisa da minha casa com o vizinho. No auge do verão isso aqui fica um inferno”, afirma Maria Barros que também é moradora do bairro.

Facebook
Twitter
WhatsApp