Grupo Planalto de comunicação

Morre Duarsan Bittencourt de Ávila, uma das primeiras vozes da Rádio Planalto

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 23,  no Hospital Municipal Dr. Cesar Santos em Passo Fundo, o radialista e publicitário Duarsan Bittencourt de Ávila, aos 70 anos, que já há algum tempo lutava contra graves problemas de saúde.

Duarzan era radialista na essência da palavra. Dono de uma voz inconfundível, vibrante, bela dicção, tinha repertório e comandava com maestria os programas que apresentava.

Na Rádio Planalto AM apresentou por muitos anos o programa Rancho do Táta nos finais da tarde. O programa tinha grande audiência porque além de ser um comunicador prestigiado pelos ouvintes, trabalhou no auge da música sertaneja, quando surgiram duplas famosas como Chitãozinho e Xororó, Gilberto e Gilmar, João Mineiro e Marciano, dentre outros.

Na Planalto, era também narrador de futebol. Transmitia os jogos do 14 de Julho e Gaúcho por todo o Estado. Duarzan também se destacava como vendedor de publicidade. Muitas vezes conseguiu viabilizar financeiramente uma transmissão de futebol poucas horas antes do jogo, através do telefone conversando com anunciantes e acertando quotas de patrocínio.

Aos mais novos não deixava de repassar suas lições de vida. Dependente do alcoolismo durante muito tempo ele venceu a barreira nos grupos de Alcoólicos Anômimos e não mantinha nenhum tabú quanto a isso. Fazia questão de trazer seu exemplo para os demais. Durante as jornadas esportivas anunciava textos foguetes sobre o trabalho dos alcoólicos anônimos: “participe dos alcoólicos anômimos e marque um golaço de sobriedade”. Foi dele essa célere frase que até hoje marca o trabalho dos AAs em Passo Fundo.

Sempre com espírito de descontração tinha habilidade para apelidar os colegas. Ao olhar para alguém ele lançava apelidos que ficaram imortalizados, carregados até hoje por muitos colegas do rádio. Sempre solidário gostava de ajudar os mais necessitados, emprestando dinheiro ou auxiliando os ouvintes através de campanhas para busca de roupas e alimentos e saúde ou até mesmo levando os colegas em casa numa época em que carro era recurso raro para a categoria.

No esporte, além de narrador, Duarzan lançou muitos nomes bem sucedidos no  amador e depois profissional. Foi um dos grandes incentivadores do Vila Nova. Por isso, recebeu muito reconhecimento com a realização de vários campeonatos que levaram seu nome na cidade. O tradicional futebol da madrugada entre radialistas e garçons que é realizado em Passo Fundo, também foi idealizado por ele, no campo do Independente. O jogo é seguido de um churrasco ao amanhecer.

Foi dele também a árdua tarefa de presidir pela vez primeira o Sindicato dos Radialistas, entidade recém criada na década de 1980, na efervescência do movimento sindical, momento turbulento devido as relações do capital e do trabalho que eram difíceis.

O velório de Duarzan acontecerá a partir das 17h no Cemitério Memorial Vera Cruz, capela “C”. O sepultamento será nesta sexta-feira (24) em horário a confirmar.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais