Aposentada de 74 anos depositou no mês de outubro cerca de oito mil reais para golpistas estrangeiros, na esperança de receber uma herança milionária. A moradora do bairro Alice procurou uma advogada por ter recebido uma carta em inglês, solicitando que fosse traduzida e fosse tomada as primeiras providências. Na carta pela tradução se tratava de uma comunicação de uma herança a ser recebida de um parente falecido na Espanha.
A partir de então a advogada de 40 anos iniciou os primeiros contatos com o advogado da Espanha remetente da carta, no dia 9 de outubro, onde foi feito um depósito de R$3.113, a titulo de despesas cartorárias para que o tabelião Espanhol fornecesse o documento oficial de habilitação da herança.
No dia 13 de outubro a vítima recebeu um documento que seria do banco FSDIB, que confirmava a habilitação da vitima como herdeira, porém era necessário um novo depósito no valor de R$ 5.400,00 para a abertura de um o processo interno para liberação da suposta da herança avaliada em 10 milhões o qual foi realizado.
Desconfiada de se tratar de um golpe a advogada solicitou cópias das credenciais do advogado da Espanha e do representante do banco, descobrindo que tratava-se de um africano , ainda vindo a confirmar que seria falso advogado.
Diante dos fatos a vítima e a advogada compareceram na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Passo Fundo onde foi realizada a queixa de estelionato, o caso foi encaminhado para a 1ª delegacia da cidade para apuração dos responsáveis deste caso de estelionato.
Entenda o Golpe:
O golpista envia uma carta dizendo que um milionário morreu e que deixou uma fortuna muito grande. esse dinheiro precisa ser transferido do país de origem para o da vítima. caso contrário, a fortuna ficará para o governo. O vigarista diz que a vítima ficará com uma porcentagem da fortuna, bastando para isso que ela disponibilize uma conta bancária para o depósito.
o golpista pede para que a vítima envie dados pessoais, e exige um depósito para despesas de transferência da fortuna. a vítima perde o dinheiro depositado. Os motivos podem variar ( país em guerra, único herdeiro, morreu todos os familiares) mas a essência do golpe é a mesma. Procure a Polícia e nunca realize depósitos bancários.