Grupo Planalto de comunicação

Autoestima renovada na Radioterapia do HSVP

Além de rosa, o Outubro da Radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, encheu-se de um colorido especial nesta quinta-feira, 30 de outubro. As mulheres que realizam tratamento na Unidade, participaram de uma Oficina de Beleza, onde receberam lenços coloridos, dicas de como usá-los e de como se maquiar. As orientações foram repassadas pelas alunas Aline Toledo e Fernanda Ferreira, do Curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF), acompanhadas pela coordenadora do curso, Margarete Rien. Mais de 25 pacientes receberam as orientações.

Luana Ferrão, enfermeira da Radioterapia, destaca que a atividade buscou resgatar a autoestima e autocuidado das pacientes. Ela salienta que o Outubro Rosa é voltado para a prevenção, mas que as mulheres que já possuem o diagnóstico, devem ser multiplicadoras dessa ideia e devem se fortalecer para continuar o tratamento. “Elas estão passando por um momento difícil e proporcionando momentos de alegria, que estimulem a autoestima, com certeza elas vão se sentir melhor. O autocuidado é um grande aliado para o enfrentamento da doença”, salientou.

Para incentivar o autoestima, Magarete e as alunas repassaram dicas, sanaram dúvidas e embelezaram as pacientes com lenços e maquiagem. “Essa parceria do curso de Estética e Cosmética e da Radioterapia tem como objetivo informar e despertar a autoestima das mulheres em tratamento. Estudos compravam que o autocuidado ajuda na aceitação e resultado do tratamento, no enfrentamento da doença e traz alegria às pacientes. Além de que, as alunas podem vivenciar  o que aprendem em aula e repassar um cuidado especial a essas mulheres”.

As dicas e cuidados foram aprovados pelas pacientes. Vera Fátima Klipp, 47 anos, de Não-Me-Toque achou muito proveitosas as informações recebidas e pretende usar as dicas no dia a dia. “A autoestima é importante para enfrentar o Câncer de Mama. As dicas fizeram nós relembramos que precisamos nos cuidar”, contou a paciente, que ainda deixou um recado para as mulheres que receberam o diagnóstico da doença. “Tenham muita força, amor a si própria e alegria, com isso ficará muita mais fácil enfrentar e vencer o Câncer de Mama”.

Facebook
Twitter
WhatsApp