Grupo Planalto de comunicação

Município de Passo Fundo vai devolver Unidade de Suporte Avançado do SAMU

Dentro dos próximos dias o município de Passo Fundo deve devolver ao governo federal uma Unidade de Suporte Avançado (USA), do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), que não está sendo utilizada. O secretário municipal de Saúde de Passo Fundo, Luiz Artur Rosa Filho fez a revelação em entrevista a João Altair durante o programa Na Ordem do Dia de segunda-feira, 10.

“Hoje o município tem severas dificuldades com relação à responsabilidade fiscal e no dispêndio com recursos humanos, que têm tornado bastante difícil a implantação do suporte avançado. Há cerca de dois meses o Ministério da Saúde pediu uma justificativa do porquê de ainda não termos implantado o serviço. Fizemos isso e solicitamos que ela permanecesse como reserva técnica da ambulância (Unidade Básica), que hoje está em operação, mas fomos informados de que isso não é possível”, conta o secretário.

Dessa forma o município será obrigado a devolver a unidade porque o Ministério da Saúde sinalizou que não existe esse perfil de reserva técnica e que solicitava a devolução da ambulância. “Iremos devolver. Se o município amanhã ou depois colocar um processo para implantar o suporte avançado, vai solicitar um novo veículo e vai receber um em melhores condições. Acho que é melhor assim, devolver o que não estamos utilizando para não termos problema com um patrimônio que é do governo federal”.  O municípío de Carazinho conseguiu realizar concurso e a Unidade de Suporte Avançado está em plena operação naquele município.

Facebook
Twitter
WhatsApp