Diversas famílias de Passo Fundo buscam através da coleta de lixo o sustento para suas casas. Essas pessoas lutam diariamente pelas ruas da cidade em busca de papelão, garrafas pet e tudo aquilo que estiver nos lixos e possa ser revendido, mesmo que por um valor muito baixo, mas que auxilie a por o pão de cada dia dentro de casa.
As dificuldades dessas famílias são as mais diversas, mas principalmente a questão de saúde é a mais complicada. Pensando nisso, um grupo formado por professores e alunos dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Psicologia da Universidade de Passo Fundo iniciou o projeto “Amigos dos Carroceiros”, que é coordenado pela professora Daniela Corralo do curso de Odontologia e pela professora Mônica Krahl do curso de Enfermagem, e desde 2011 presta atendimentos de saúde nos bairros Bom Jesus e Valinho, dando um suporte para esses trabalhadores das ruas que não possuem condições de visitar periodicamente um médico e/ou um dentista.
O projeto conta com a participação de aproximadamente 35 pessoas e atualmente faz uma visita mensal em cada bairro realizando os atendimentos, e também oficinas de artesanato que surgem como uma forma de oferecer aos carroceiros novas alternativas para engordar a renda de suas famílias. “Nós realizamos atividades voltadas para a prevenção nas diversas áreas da saúde e para todos os ciclos de vida. Atendemos desde o bebezinho até o idoso. E ainda desenvolvemos oficinas artesanais para que essas pessoas possam praticar também outras atividades que auxiliem no ganho delas, já que somente o que é coletado nas ruas não é suficiente”, afirma a professora Daniela Corralo.
Quem quiser contribuir com o projeto pode fazê-lo de duas formas. Através de um trabalho voluntário participando e interagindo com os carroceiros diretamente nos bairros, ou patrocinando o projeto. O interessado deve entrar em contato através dos telefones (54) 3316-8402 do curso de Odontologia e (54) 3316-8520 do curso de Enfermagem, e comunicar sobre a intenção de ajudar ao projeto.











