Grupo Planalto de comunicação

Equipe multiprofissional do Hospital da Cidade realiza feira de saúde nesta sexta-feira

Uma das principais desculpas para a falta de cuidado com a saúde é o tempo escasso e a correria do dia-a-dia. Essa rotina favorece o consumo de alimentos industrializados e o sedentarismo. Comportamentos, que quando acumulados podem dar origem ao sobrepeso, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o câncer.

O Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS participa da campanha Novembro Azul através de diversas feiras de saúde, realizadas ao longo do mês. Na sexta-feira (21), o Posto Ipiranga São Cristóvão recebe a equipe de residentes em Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Farmácia, entre as 14 e 17 horas.

A equipe multiprofissional irá abordar a comunidade e orientar sobre o câncer de próstata, além de esclarecer dúvidas sobre outras doenças. Aqueles que participarem da feira também poderão passar por uma série de exames gratuitos, como aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Cada participante levará para casa uma pequena ficha contendo os resultados dos exames, para controle e monitoramento.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, Marisa Basegio Carretta, lembra a importância das ações de prevenção e conscientização no combate ao câncer “A educação e orientação da população se torna aliada na prevenção de doenças na medida em que a sociedade orientada incorpore hábitos saudáveis de vida e fique atenta a sintomas iniciais de doenças, procurando diagnóstico precocemente. Também as medidas de prevenção tem por objetivo alterar processos de dinâmica da saúde, onde a promoção da mesma ocorra de forma contínua no dia a dia da população.” enfatiza.

Apenas 30% dos casos de câncer são relacionados a fatores hereditários. Os fatores externos como a alimentação e maus hábitos são determinantes tanto para a qualidade de vida, quanto para a saúde. Por isso, o sócio-proprietário do posto, sede da Feira de Saúde, Roger Adolfo Lara lembra a importância da campanha “Imbuídos no propósito do Novembro Azul, com o objetivo de contribuir no acesso à saúde da comunidade, encontramos a oportunidade de fazer a nossa parte nesta parceria com o Hospital da Cidade. Por ser uma região onde circulam muitas pessoas, estamos oportunizando para a comunidade serviços de saúde gratuitos, além do conhecimento sobre a prevenção a várias doenças” comenta.

Câncer no Brasil

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 580 mil casos de câncer devem ser diagnosticados até o final de 2014. A Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada no ano passado, revela ainda que os cânceres mais comuns na população brasileira serão o de pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

O número de casos novos para cada tipo de câncer foi calculado com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade – SIM). A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção de 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo, e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.

O investimento do Ministério da Saúde na assistência aos pacientes com câncer foi de R$ 2,1 bilhões no ano passado, crescimento de 26% em relação a 2010. A previsão é que, até 2014, o valor alocado no fortalecimento do atendimento em oncologia chegue a R$ 4,5 bilhões.

Facebook
Twitter
WhatsApp