Grupo Planalto de comunicação

Reclamações: ciclovia é usada por cavaleiros

A ciclovia de Passo Fundo está prestes a ser inaugurada.  Mesmo assim, o espaço já vem sendo utilizado pelos ciclistas, especialmente, nos finais de tarde.

De acordo com o projeto da administração municipal, na pista da ciclovia podem circular bicicletas, bicicletas elétricas e patinetes, sendo também permitido o uso de skate, mas sem a realização de manobras pelos skatistas.

O trânsito de motocicletas e de qualquer outro veículo motor é proibido, bem como a locomoção de pedestres, que deverão utilizar a faixa própria de pedestres que acompanha todo o percurso da ciclovia, o caminhódromo.

Entretanto, a reportagem da Rádio Planalto recebeu reclamações de que a pista da ciclovia está sendo utilizada indevidamente. Cavalos foram verificados no local no final de semana.

Ciclovia movimenta opiniões

A ciclovia da avenida Brasil que liga o bairro Boqueirão ao Centro está em fase de conclusão para entrega oficial à população, mas o assunto já vem trazendo muitas controvérsias. Algumas pessoas fazem o uso devido da estrutura, porém, outras já não se utilizam da via de ciclismo da maneira mais correta.

Segundo José Augusto Escobar que é empresário do ramo ciclístico, a chegada dessa nova ciclovia é um avanço para a comunidade passo-fundense e o bom uso da estrutura é uma questão cultural que deve ser conduzida através de instruções por parte do poder público. “A instalação dessa nova ciclovia é um avanço para a nossa cidade que precisa desafogar o trânsito das ruas, e dar um espaço alternativo para ciclistas e pedestres poderem praticar seus esportes. A questão é que, é necessário que o poder público através da imprensa divulgue instruções do uso adequado da ciclovia. Muita gente não sabe a melhor forma de usá-la e por isso não adianta simplesmente jogar a obra ali e o povo que se vire. É necessário instrução sobre isso”.

Há quem ache que a chegada da obra não é válida para o momento. Dona Isabel Ferreira, aposentada e moradora do Boqueirão, acredita que o momento não é o ideal para tamanho investimento. “Eu acho legal essa ideia, e é importante até para ajudar nesse trânsito caótico de Passo Fundo. O problema é que a nossa cidade tem muitas outras demandas mais urgentes no momento. Com tanto buraco nas ruas da cidade, o que tem de asfalto nesse ciclovia com certeza poderia tapar boa parte, se não todos, os buracos”, desabafa.

Foto: Paulo Bigóis (Rádio Planalto).

Facebook
Twitter
WhatsApp