As palavras do bispo emérito de Vacaria, Dom Orlando Dotti, marcaram a reinauguração do Santuário de São João Batista, em São João da Urtiga. Ex-pároco do município e sobrinho do frei que lançou a pedra fundamental para construção da igreja inaugurada no ano de 1955, Dom Orlando rezou na quinta-feira (8) a primeira missa do tríduo preparatório à Romaria do Batismo que ocorre neste domingo (11). Durante a homilia, elogiou as obras de restauro do templo religioso e afirmou que a reativação da igreja marca uma nova e importante etapa na vida daquela comunidade:
“Creio que estamos iniciando uma nova era, uma nova etapa em São João da Urtiga. Por meio da Romaria do Batismo, renovamos nossa relação com Deus. Ressaltamos a importância do Santuário de São João Batista como obra de arte, única nesta região construída no estilo romano, que agora reabre suas portas como espaço de fé e oração. Importante valorizar as pessoas que lutaram para recuperar esta jóia rara da arte sacra, a mais bonita de toda diocese de Vacaria”, disse o bispo durante o sermão acompanha pelo pároco do município, padre João Carlos Zanella e pelo padre Agemiro Guzzo, de Tupanci do Sul.
Programação
Neste sábado (10) ocorre a terceira missa da romaria. A celebração inicia às 20 horas e será presidida pelo padre Edson Priamo, reitor do Santuário de Ibiaçá, seguida de procissão luminosa até o Capitel de Santo Antônio, distante 700 metros do santuário, onde haverá benção da saúde.
No domingo (11) a missa oficial da romaria será às 10 horas e terá como celebrante o bispo diocesano de Vacaria, Dom Irineu Gassen. Durante todo o dia haverá rituais de batismo e renovação de promessas batismais junto à réplica do Rio Jordão, construída em frente ao santuário. O espaço que reproduz o local onde Jesus Cristo foi batizado é abastecido com água da fonte natural existente no altas da igreja e que recebeu águas abençoadas pelo Papa Francisco. A benção da saúde será às 15 horas.
Turismo religioso
A expectativa da comissão organizadora é de grande público para hoje (sábado) e amanhã (domingo). Ontem (9), caravanas de diversas cidades da metade norte do Estado visitaram o santuário. A atração do turismo religioso e a criação de novas fontes de renda para o município geradas a partir da Romaria do Batismo, foram os principais argumentos defendidos pelo prefeito Paparico Bacchi (PDT), que viabilizou recursos do governo federal e do município, para restaurar o prédio da igreja construído na época de colonização do município.











