O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) avaliou nesta quarta-feira a gestão de um ano como presidente da Assembleia Legislativa tendo a redução de despesas como marca. Segundo o presidente da Casa, houve um recuo superior a 45% no custo com o funcionamento dos quadros funcionais, principalmente com a implantação do ponto eletrônico e com a reforma no plano de cargos e salários.
Apesar da aprovação de benefícios em 2014, como a aposentadoria especial e o aumento de salário para os parlamentares, Sossella garantiu que o Legislativo, em dez anos, conseguiu deixar em caixa R$ 78 milhões para que a próxima gestão possa investir principalmente no concurso público para servidores e na construção de mais dois prédios.
Complementou que a reforma no quadro de funcionários representou, somente em 2014, uma economia de R$ 14,4 milhões aos cofres da Casa. Segundo o presidente, o Legislativo gaúcho obteve, ainda, deflação nos gastos de 0,72%. O próximo a assumir a presidência da Assembleia é o deputado estadual Edson Brum (PMDB).
A Rádio Planalto AM (730) esteve presente no encontro de prestação de contas.
O repórter João Altair acompanhou e apresentou todas as informações, com o apoio de Marcelo Albuquerque. O evento acontecei no Salão Júlio de Castilhos.
Sossela assumiu a presidência do Legislativo em fevereiro de 2014.