No último sábado, 31 de janeiro, um grupo de pessoas ocupou a região da rua Antonio Donin no bairro Santa Maria II. Os terrenos vizinhos ao trilho do trem estão servindo de abrigo para aproximadamente seis famílias que não possuem amparo social e emprego para o sustento dos filhos.
Arlindo Mohr veio de Tunas, cidade próxima a Soledade, e foi um dos primeiros a construir um barraco no local, já que para ele essa foi a única alternativa que restou. “Eu vim para cá faz um mês e pouco atrás de emprego e não tem jeito de conseguir. O aluguel é muito caro em Passo Fundo e eu tenho que escolher entre pagar a despesa da casa ou dar de comida para minha filha pequena. A última opção é muito mais importante”.
Mas a ocupação parece não estar incomodando os moradores do bairro. Muitas pessoas que moram nas proximidades dos acampamentos estão satisfeitas com a chegada dos novos vizinhos que estão limpando a região e inibindo a proliferação de animais selvagens e insetos. “Olha todas essas pessoas aqui são famílias e gente de bem, com filhos pequenos para criar. Eu não penso nos adultos que estão aqui, mas nas crianças. Os pequenos precisam de comida e moradia, e no que for preciso eu vou ajudar porque eles estão nos ajudando. Esses terrenos aí da frente estão sempre “tapados” de capoeira e sujeira juntando bicho, e eles limparam tudo isso. Nós vamos ajudar eles sim”, afirma Gentil da Costa, morador do bairro Santa Maria II há 17 anos.











