Lideranças municipais e regionais estiveram reunidas na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo, na tarde desta segunda-feira (09), para reforçar a união em torno das demandas que envolvem o aeroporto Lauro Kortz. Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito Luciano Azevedo; o deputado estadual Diógenes Basegio; o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi; o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; o representante municipal da empresa Azul linhas aéreas, Igor Santos; o prefeito de Getúlio Vargas, Paulo Prezzotto; além de diretores da Acisa e representantes de entidades empresariais de Passo Fundo e das cidades de Carazinho, Marau, Panambi, Tapejara, Casca e Getúlio Vargas.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o tema aeroporto não é de interesse de um único segmento da cidade ou de uma representação política. “Esta tem que ser uma discussão da comunidade. Acredito que a Acisa pode dirigir este processo envolvendo todos para que nós tenhamos uma representação mais consistente envolvendo toda a região”. O prefeito destacou ainda que o aeroporto é uma questão que pertence mais ao Estado do que ao município. “O limite de atuação do município em torno desse tema é muito pequeno. Com o perdão da redundância, é um limite limitado. Nós podemos fazer muito pouca coisa sem a autorização do governo do Estado. Daí vem a relevância da comunidade atuar junto de nós em prol do aeroporto”.
Segundo o deputado estadual Diógenes Basegio, a mobilização regional pode ser muito positiva acerca das demandas que envolvem o aeroporto. Ele falou ainda sobre as considerações que vieram à tona recentemente sobre a possibilidade de mudança de local do aeroporto para uma área que não envolvesse questões ambientais. “Se mudarmos a aeroporto de lugar, chegaremos novamente à estaca zero na questão dos investimentos, fazendo com que fôssemos colocados em último lugar entre os 15 principais aeroportos do Estado”, destacou.
Outra preocupação que surgiu com a notícia da destinação de recursos foi a preservação da área ao redor do aeroporto. “Estamos trabalhando para preservar o entorno do local”, pontuou Basegio, lembrando que o projeto de ampliação, feito pelo engenheiro Jorge Tadiello, já prevê essa questão. Para o deputado, a reunião realizada na Acisa foi extremamente sólida e mostrou que a questão coletiva supera a individual. “Deste encontro saíram encaminhamentos importantes, por exemplo, uma comissão aqui junto com a Acisa que vai trabalhar de forma intensiva para que nós possamos fazer com que essa obra saia o mais breve possível. Vai mobilizar os nossos empresários, as entidades, não somente de Passo Fundo, mas de toda a região”, ressaltou o deputado.
Encontros periódicos
O presidente da Acisa, Marco Mattos, reforçou a união que deve existir entre as entidades empresariais em torno de demandas que envolvem a região e afirmou que neste ano muitos encontros parecidos serão realizados para que outros assuntos importantes também sejam colocados em pauta. “Proponho o desafio de fazermos periodicamente uma reunião regional, onde possamos tratar as demandas em conjunto, fortalecendo as entidades e a nossa força política suprapartidária. Na medida em que nós entidades sejamos unidos e politicamente fortes para dar respaldo às autoridades políticas partidárias, tenho a convicção de que nós seremos muito melhores”, pontuou.
A ideia foi recebida com entusiasmo pelos representantes de entidades de cidades da região. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, Jocélio Cunha, Passo Fundo sempre foi um grande exemplo de união. “Carazinho reconhece todo esse trabalho de liderança, a importância do aeroporto e apoia as melhorias”, ressaltou. O presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Tapejara, Laurimar Coronetti, afirma que a entidade apoia essa questão. ”Importantíssima essa reunião, visto a importância que tem o aeroporto para a região. Precisamos nos unir para que as coisas de fato aconteçam. Em Tapejara, todo o nosso empresariado apoia essa mobilização que entende que com um aeroporto bem estruturado conseguimos aumentar o desenvolvimento da região. Com certeza iremos participar e contribuir das reuniões que também envolvem outras demandas”.
A próxima reunião com lideranças empresariais e políticas sobre temas de interesses regionais está prevista ser realizada na primeira quinzena de abril.