Desde que a rua Barracão foi asfaltada, há mais ou menos dois anos, a situação de muitos moradores da Vila Ipiranga ficou mais difícil. Na esquina da Barracão com a rua Aratiba, um boeiro que foi instalado não dá conta de escoar todo volume de água em períodos de chuva intensa, o que resulta em alagamentos dos pátios e das residências da região. Segundo alguns moradores, com frequência o boeiro fica entupido e envolvido pelo matagal.
Essa situação é vivida há muitos anos por Geneci e Gilmar dos Santos, que moram no fim da rua Barracão e sempre que chove as águas invadem o pátio, por não existir uma canalização adequada para o escoamento pluvial. “É só chover um pouquinho mais forte que o aguaceiro entra para dentro de casa. E é sempre assim; se arma o tempo a gente já se prepara por que com certeza logo logo temos que cavar valetas para tentar evitar que a água entre dentro de casa”, afirma Gilmar.
Outro problema é o lixo que é arrastado pela água que se acumula no pátio. Dependendo do volume das chuvas, há dias que a quantidade de sujeira é muito grande, exigindo uma força tarefa de toda a família para limpar o seu terreno.