Por volta das 07h30 desta terça-feira um grupo de caminhoneiros deu início a paralisação da categoria, em frente ao posto Buffon/Carga Pesada, na BR-285 em Passo Fundo. A paralisação não conta com bloqueio físico da estrada e sim com a sinalização para que os motoristas ingressem no protesto. Muitos caminhoneiros estão aderindo à manifestação voluntariamente.
Segundo Angelo Alerico o protesto é essencial para que se alerte a população e o poder público sobre os prejuízos acarretados pela falta de transporte rodoviário de carga em todo o país. “O escoamento da produção feito por caminhão é de extrema importância em todo o Brasil e as altas tarifas no preço do combustível afetam diretamente o orçamento das transportadoras e do caminhoneiro. A situação atual é de total desfavorecimento para nós, profissionais do transporte de cargas e, esse protesto serve para mostrar a importância que nós temos no escoamento da produção do país”.
Ainda em Passo Fundo na ERS-153, saída para Ernestina, também há um ponto de paralisação. Na região, cidades como Mato Castelhano, Marau, Carazinho, Getúlio Vargas e Tapejara também possuem pontos de manifestação nesta terça-feira. Os protestos seguem durante todo o dia, por tempo indeterminado.