Por volta das seis horas da manhã de quinta-feira, 5, moradores da rua Sinimbu, bairro Parque Farroupilha, em Passo Fundo, ouviram um barulho semelhante ao choro de filhotes de cachorro, em frente à igreja Rosa de Sarom. Quando saíram para verificar o que era, encontraram no local uma caixa pequena de papelão com cinco filhotes, que foram abandonados.
Imediatamente uma das moradoras entrou em contato com secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo, para saber o que deveria fazer com os filhotes e foi informada de que a secretaria não podia fazer nada porque não era competência deles. “Isso é um absurdo. O que vamos fazer com esses filhotes agora?”, questionou uma das moradoras.
Do momento em que foi efetuado o telefonema para a emissora, até o momento em que a reportagem chegou ao local, já haviam sido adotados três dos cinco cachorrinhos. Os outros dois permaneciam na caixa e foram alimentados pelos moradores. “Agora temos que esperar que os outros dois também sejam adotados”, disse outra moradora. Ela informou ainda que seguidamente animais são abandonados naquela rua, mas infelizmente, não há o que fazer quanto a isso.