“Como dizer não a Deus quando ele nos pede uma missão? A igreja sabe que pode dispor da minha verdade, pois o ‘Eis-me Aqui’, dado no dia do diaconato e do presbiterato, toma toda a vida. E o sim de hoje está em continuidade com os anteriores e aprofunda minha adesão a Jesus Cristo e meu amor à sua Igreja no serviço do reino. Tenho consciência e muita clareza de que quem se consagra ao senhor não realiza um ato heróico, mas responde ao amor daquele que nos amou por primeiro, e a Ele se confia”, disse Dom Adelar Baruffi sobre o chamado para sua nova missão, em seu primeiro discurso como Bispo.
Dom Adelar Baruffi foi ordenado Bispo na manhã de sábado, 07 de março, em celebração realizada no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. A celebração, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, iniciou às 09h40min, porém, antes mesmo das 07h da manhã, quando o Santuário abriu suas portas, centenas de fiéis, vindos de várias cidades, já estavam aguardando. Da Diocese de Cruz Alta, uma comitiva de aproximadamente 400 pessoas, se deslocou até Bento Gonçalves para prestigiar a ordenação.
Autoridades civis prestigiaram a celebração, entre elas, o Governador do Estado, Ivo Sartori, acompanhado da esposa.
Dom Adelar iniciou sua fala agradecendo a todos pela presença, em especial, às caravanas de Cruz Alta e Caxias do Sul, Bispos, padres e religiosos. Também agradeceu o empenho da equipe organizadora do evento, que teve a sua frente o Pe. Izidoro Bigolin. Para encerrar, o novo Bispo convidou a todos para sua posse na Diocese de Cruz Alta, no dia 15/03, às 10h, na Catedral Divino Espírito Santo.
Após cerimônia de Ordenação, Dom Adelar, junto a seus ordenadores, Dom Alessandro Ruffinoni e Dom Hélio Adelar Rubert, recebeu a imprensa, onde falou de suas expectativas com sua nova missão.
Os familiares de Dom Adelar acompanharam atentamente a ordenação. Emocionados, os pais do novo Bispo, Melíbio e Iraci Benini Baruffi, não esconderam as lágrimas de alegria, acompanhadas de sorrisos. “Hoje é, para nós, um dia de muita alegria e emoção. Desejamos que ele seja bem recebido em Cruz Alta. Ele é um anjo, um amor que temos em nossa família. Cuidem bem dele”, finalizou o pai emocionado.
Créditos: Greice Pozzatto – Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta











