Grupo Planalto de comunicação

HSVP recebe equipe do Hospital Moinhos de Vento para avaliação do projeto PROADI-SUS O objetivo do Projeto é reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Créditos: Comunicação HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e das Unidades de Tratamento Intensivos – UTIs, participa desde 2024 do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O Programa é coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Na semana passada, membros da equipe técnica, formada pela enfermeira e consultora Viviane de Melo e o fisioterapeuta e consultor Patrick Westphal, realizaram uma nova visita ao HSVP para avaliar o andamento do Projeto. O grupo foi recebido pela diretoria, representantes do SCIH e das UTIs da Instituição.

O objetivo do Projeto é reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com ênfase em três áreas: infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter central, infecção do trato urinário associada a cateter vesical e pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidades de Tratamento Intensivo. O objetivo também é mudar a cultura das instituições de saúde em relação à segurança do paciente.

Na ocasião, os profissionais revisaram os indicadores e o andamento das metas já estabelecidas, visitaram a Unidade de Tratamento Intensivo Central do HSVP para observar os pontos que estão sendo aperfeiçoados, entre outras atividades.

O projeto “Saúde em Nossas Mãos” será finalizado após o período de três anos. Ao final, será possível dimensionar o impacto na redução das IRAS, principalmente a melhoria na assistência prestada ao paciente e ganho em vidas salvas, e o impacto financeiro decorrente da diminuição dos custos. Apesar do Projeto ter mais um ano de duração pela frente, já foi possível perceber uma melhoria significativa nos indicadores avaliados. O Programa envolve um grande número de profissionais de todas as áreas de saúde e administrativas do HSVP.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp