Desde as primeiras horas da manhã do último domingo (29) do mês de março , a movimentação era intensa no Parque da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) para acompanhar o 2º Encontro de Voluntários da Defesa Civil – CREPDEC II. De acordo com o diretor de Segurança do município e coordenador da Defesa Civil, Major Jamir Lago, o encontro tem como objetivo repassar noções de Defesa Civil através de palestras, minicursos e ações desencadeadas por equipes de operações da região e do município. “A intenção é promover o conhecimento básico a todos os participantes, para que possam agir de forma rápida e correta quando forem acionados”, explicou o major.
As atividades iniciaram às 8h, com palestra sobre noções básicas de Defesa Civil com o Coordenador de Defesa Civil Regional, Major Jamir Lago orientou os participantes de como e em quais formas a órgão podem ser acionados em quais circunstâncias.
Logo após, o capitão Ney Câmara Neto, falou sobre gerenciamento de abrigos, avaliando que é preciso viabilidade e agilidade para auxiliar comunidades em casos de desastres, desabrigados e desalojados. “Em casos de estado de calamidade pública e situação de emergência, temos que ter em mente que o nosso maior objetivo é o serviço de proteção, assegurar acolhimento imediato”, enalteceu.
Neto falou das primeiras providências adotadas em um abrigo, rotina (as regras devem ser bem claras e válidas), logística (comida, água, medicamentos), triagem, fluxograma, questões de higiene, apoio médico, odontológico, entre tantos outros. “Quando acontece um desastre a pessoa perde a sua identidade. A maioria das famílias perde tudo, então o trabalho é minucioso. Nos abrigos é preciso pensar em cada detalhe, nos idosos, crianças, gestantes, entre tantas outras coisas, é preciso muita organização”, finalizou. Em seguida os participantes receberam informações sobre produtos perigosos com a palestra realizada pelo Tenente da Reserva Gilmar França, onde repassou números e as principais substâncias que circulam nas rodovias da região.
Durante a tarde as atividades iniciaram com orientações com relação ao atendimento pré-hospitalar, com participação dos voluntários do SAMU de Passo Fundo. As 15h foi a vez do método de atendimento e classificação dos envolvidos em acidentes e às 16h palestra em grupo sobre simulação múltiplo hospitalar.
Os participantes, leigos e atuantes nas diversas áreas da Defesa Civil foram divididos em grupos, por fitas coloridas amarradas nos braços e aprenderam em equipe na prática noções e demonstrações de métodos de proteção comunitária.
“Nossas ações estão focadas em fazer com que os voluntários integrem cada vez mais as atividades de proteção comunitária. Através dessa capacitação buscamos desenvolver a cultura de prevenção de desastres, destinada ao desenvolvimento da consciência e estimulando comportamentos de prevenção”, reforçou Major jamir Lago.