O atual presidente da Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas (Corag), Vinicius Ribeiro (PDT), assumiu na tarde desta quarta-feira a vaga de deputado suplente na Assembleia Legislativa gaúcha. A convocação de Ribeiro é consequência da cassação do diploma do também pedetista Gilmar Sossella, oficializada hoje no Diário Oficial da Casa.
Já a vaga de deputada titular, aberta com a cassação de Gilmar Sossella, vai ser ocupada por Juliana Brizola, suplente até então. Os 15 assessores de Sossella serão mantidos nos cargos, de acordo com o deputado Ribeiro.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa homologou nessa terça-feira a cassação de Sossella. A confirmação administrativa ocorreu 11 dias após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou a cassação de Sossella por captação ilícita de recursos e abuso de poder durante as eleições.
Com o diploma eleitoral cassado em primeira instância, Sossella busca agora uma liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que o mantenha no cargo. O recurso deve ser apreciado pelos ministros na próxima semana.