Um trabalho voluntário vem dando oportunidades para quase 40 crianças praticarem esportes e ter uma maior qualidade de vida no bairro Operária, em Passo Fundo. Emanuel Eli sempre morou na comunidade e hoje coordena uma escolinha de futebol para as crianças do bairro, que não pagam absolutamente nada para participar do projeto.
Para Emanuel, o esforço e os gastos que ele quita do próprio bolso para manter a escolinha, são muito pequenos perto da alegria que é realizar esse trabalho jutnto às crianças da comunidade. “É um motivo de muito orgulho e satisfação proporcionar um espaço e um momento da semana para que todas essas crianças joguem o futebol. Eu só peço ajuda das pessoas para que possamos melhorar as condições da escolinha com os uniformes, bolas e equipamento de treino. Não é fácil manter todos os custos sozinho, mas nós vamos tocando enquanto puder. É muito gratificante”.
As aulas são ministradas no campo de futebol do bairro Nonoai, localizado atrás da escola Adelino Pereira Simões, tradicional “Poli”. Quem quiser pode participar do projeto e ajudar o professora Emanuel com a aquisição de tênis e materiais para os atletas. Muitas crianças vivem em vulnerabilidade social, com inúmeros problemas em casa e, por isso não possuem condições de comprar um calçado adequado para jogar.
“Muitas crianças já vieram treinar de pé descalço por não ter um tênis. É no futebol que esses pequenos vêem uma oportunidade para evoluir na vida”, afirmou o professor “Manu”, como é conhecido Emanuel.











