A semana começou com um tema um tanto quanto polêmico: a extinção de um trecho da rua Bororós, que dava acesso aos moradores da Vila Schell ao centro de Passo Fundo pela av. Sete de Setembro. O acesso agora se dará pela Coronel Chicuta, com o alargamento do passeio público, pelo menos enquanto estiverem sendo realizadas as obras. Ainda na manhã de segunda-feira, 20, alguns dos moradores fizeram uma manifestação no local, em que protestavam contra a eliminação daquele trecho.
Eles alegaram que o local era de fundamental importância, principalmente para os pedestres que necessitavam do acesso para que pudessem, de forma mais ágil, chegar ao centro. Diante dessa situação, o poder público municipal, por meio da secretaria de Planejamento foi convidado para uma reunião na tarde de quarta-feira, 22, na residência de um dos moradores, para que algumas questões relativas àquele acesso fossem colocadas em debate.
Dessa forma, a secretária responsável pela pasta, Ana Paula Wickert, acompanhada de mais dois integrantes de sua equipe e o secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, João Darci Gonçalves da Rosa, foram até o local para a realização do debate. Em torno de 20 moradores da rua Bororós e das Imediações compareceram à reunião.
Inicialmente o morador Edmilson Ceccon tomou a palavra e disse da importância do acesso pela Bororós aos moradores. Ele ressaltou que nenhum dos moradores é contrário às obras de revitalização do parque e que a grande preocupação é realmente quanto ao acesso, principalmente de pedestres. “Não precisa nem ser no mesmo local, mas precisamos de uma passagem para os pedestres”, disse.
A secretária Ana Paula destacou que foram realizadas audiências públicas que contaram com a participação de representantes das associações de moradores do Centro e da Gare, mas que não compareceram os representantes da Vila Schell. “Foram feitas algumas reuniões para que se chegasse ao projeto atual de revitalização do parque. A obra foi fechada com tapumes porque é uma exigência do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e vamos encontrar uma solução para que a segurança dos pedestres não seja colocada em risco”, disse.
Depois de muitas sugestões e até mesmo de algumas opiniões mais exaltadas, se chegou ao consenso de que, havendo a extinção do acesso pela Bororós, o melhor será o acesso pela Coronel Chicuta, desde que observadas e efetuadas as melhorias necessárias, como o alargamento das calçadas, por exemplo. “Vamos fazer isso de forma imediata”, pontuou a secretária Ana Paula.











