A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cantinho da Ritinha, no bairro Santa Rita (Roselândia), foi inaugurada no mês de fevereiro de 2015. É uma das 10 escolas municipais que foram inauguradas no atual governo, que teve início em janeiro de 2013. A promessa era de que as aulas tivessem início na segunda-feira, 27 de abril, mas isso não aconteceu.
A estrutura física da escola ainda não oferece as condições mínimas necessárias para que as crianças passem a frequentar o educandário. A reportagem da Rádio Planalto AM esteve no bairro e conversou com uma mãe, que tem filhos gêmeos, de 3,9 anos e que precisa da escola para seus filhos, enquanto exerce suas atividades cotidianas.
“O material está lá, mas a escola não tem condições de receber as crianças. Tem infiltração, pedras quebradas na calçada. Pelo que sei aqui no bairro tem mais de 100 crianças inscritas para aquela escola”, conta a mãe. O início das aulas agora está previsto para a próxima segunda-feira, 4 de maio, mas também não deve acontecer na nova data planejada.
A cerca que fica na parte da frente da escola ainda precisa ser fechada na parte de baixo, o piso precisa ser todo feito e as goteiras precisam ser consertadas. Na parte interna o piso também está pela metade. “Nós ainda temos a informação de que o poço negro estaria caindo e que estariam faltando professores para lecionar na escola”, diz a mãe ouvida pela reportagem. No momento em que a equipe da Planalto esteve no local, por volta das 16 horas de segunda-feira, 27, nenhuma pessoa foi vista trabalhando nas obras para deixar a escola nas condições adequadas.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, um dos grandes problemas na escola é a cozinha, que necessita de uma tubulação especial para a instalação do gás e mais, precisa também de um profissional que faça o trabalho em Passo Fundo. “Infelizmente hoje não temos esse profissional aqui e precisamos que venham para fazer essa instalação. Claro, também precisamos fazer com que toda a parte de obras seja concluída”, afirma o secretário. Com isso, ainda não é certo que a escola comece a funcionar na próxima segunda-feira, 4 de maio,.











